sábado, 17 de novembro de 2012

Dialogo(tolerância),livre arbítrio

Hoje o grande desafio da humanidade passa pelo dialogo inter-religioso nomeadamente neste mundo globalizado perante quem acredita e especialmente daqueles que discordam.O dialogo inter-religioso torna-se urgente, pois sem ele será muito difícil alcançar a paz no mundo as diferentes religiões tem que promover a tolerancia, o dialogo e o conhecimento teologico em que cada uma se baseia, pois sem conhecimento nao existe compreensao nem tolerancia. Para isto a humanidade deve utilizar a Regra de Ouro, "Faz o bem, nao faças o mal".Mas no meu ver o mais importante e a essencia de cada uma e nunca os seus dogmas (verdade imutavel)que ao longo dos seculos foram sendo impostas ,conforme a conviniencia de cada representade de cada religiao.Num mundo onde muitas das vezes se usa a religiao para praticar o odio e repugnante ,o fanatismo de alguns lideres e arrepiante como usam e abusam da religiao ,quando o correto deveria ser seguir os seus ensinamentos que a difinem como tal .Claro para o ser humano e mais dificil praticar o bem ,mas espero que a tolerancia o dialogo entre todos seja permanente para que possamos todos conviver em paz,aceitando e respeitando todos nos que habitamos este mundo .   

3 comentários:

  1. Muitas vezes já ouvi dizer que o livre arbítrio é o pior dos males da humanidade... somos livres de fazer o bem como o mal!

    Nós temos de seguir o nosso coração, a nossa consciência tendo sempre plena noção de que somos, não existindo o parecer ser!


    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia estimado Emanuel,

    Foi bom, ter aparecido e comentado o meu poema.
    Foram sinceras e agradáveis as palavras, que lhe saltaram da alma. Não as reprima, quando corresponderem à verdade. Senti isso. Obrigada.

    Quanto ao seu texto, e significativa imagem, que o encima, muito haveria para dizer, mas o importante é amar, amar acima de tudo. Respeitar todas as crenças, não entrar em fanatismos, porque DEUS conhece todos os corações e ELE saberá, muito sabiamente, fazer a separação.

    Tenha um domingo de alegria, luz e muitos sonhos, que quero que concretize.

    Abraço da Luz.

    PS: desculpe voltar, de novo, ao assunto, mas ainda consta a tal palavra e número para digitar, quando deixamos comentário. Pode até afastar comentadores, por inércia. Já pensou?
    Se for de sua vontade esta situação, basta dizer-me, porque não falarei mais disto. Se precisar ajuda, as minhas mãos estão já a caminho.

    SEJA FELIZ!

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo, penso que se cada ser humano tivesse acesso a uma boa formação moral tudo ficaria resolvido. Mas infelizmente isto é uma utopia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar