sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Da minha Janela 365 dias

Vi um dia de vendaval  nuvens negras e um vento que soprava do norte frio e forte num sol envergonhado ,dois lindos ouriços enroscados que adivinhavam dias cinzentos que pareciam noites ,um cuco traiçoeiro e um esquilo diabrete que saltava de arvore em arvore , uma linda ra escondida no meio do lamaçal ,carvalhos frondosos que la fora aumentavam o batimento das portadas da janela que assobiavam  na esquina da minha casa .
 
Acordava de manha e via o que mudava  durante as  noite, folhas novas que nasciam a cada amanhecer cheias de gotículas de orvalhadas de inverno ,lindos pássaros construiram tao  belos ninhos num lindo salgueiro ,vi crescer verdejantes pastos onde alfazema florescia brotando tao suave perfume ,lindos papagaios que esvoaçavam em lindos bailados ao som do vento guiados pela delicadeza de uma criança .

 Lindos prados de flores nasceram onde formaram os mais lindos arco-íris que numa beleza insuspeita e recôndita nos mais belos recantos se renovavam saciados pelas aguas cristalinas da neve que o sol derretera correndo  embaladas por avidas melodias que se confortavam com tamanha pureza num lindo momento de paz e contemplaçao que a natureza me brindou.
 
Noites de luas cheias refletidas num lindo lago que se quebravam em mil pedaços pelos mergulhos de uma linda ra ,para mim uma  tristeza imensa aqueles  momentos ,mas para minha alegria tudo voltava ao normal as aguas serenavam e de novo o brilho voltava e os meus olhos que podiam  mais uma vez comtemplar tao belo diamante da natureza .
 
Observei cada ser vivo que vagueava no meu quintal  livres sem terem pressa de viver ,meninos com sorrisos radiantes que brincavam sem dar conta do tempo passar ,tempo que amadureceu lindas cerejas avermelhadas que adornavam  a mais linda cerejeira que um dia nasceu e cresceu forte e robusta no cimo da mais bela serra que os meus olhos podiam ver .
 
Vi montanhas cobertas por verdejantes pastos que deliciavam rebanhos guardados por pastores marcados pela rudez do tempo que saciavam a sua sede nas aguas cristalinas num lindo rio azulado que um dia foi o mais  lindo manto branco de neve ,tamanho vale encantado que tantas vezes o silencio era quebrado apenas  pela melodia da cotovia .
 
Noites de silencio que tantas vezes quebradas pelo cintilar luzente de um pequeno pirilampo no meu parapeito ,vi partir as andorinhas para bem longe do frio onde as manhas nasciam cheia de murmurios ,o jardim se transformava a cada dia ,folhas que caiam e se desfizeram  numa morte anunciada , lindas roupagens de multicolores de tons quentes que por momentos invadiram e preencheram a minha alma com tamanha delicadeza .
 
Vi o tempo ser soberano com a cadencia devida da vida transformou o belo num triste jardim onde a vida pouco ou nada nele  brotava ,sem se ouvir um som no mais profundo silencio ,apenas quebrado pelo tic tac do sino da torre daquela igreja que assinalava o compasso de cada hora do dia e da noite ,mantos brancos de neve cobriram caminhos trilhados outrora agora cobertos de solidão ,onde nos lugares mais recatados se emergem fumos das lareiras que cobrem ceus com tamanho fumo branco .

Mas nem tudo foi tristeza ,porque num lindo cantinho vi crescer um pe verde de azevinho cheio de esperança sobre a neve que o presépio tanto o esperava  pois o natal não tardou e tudo se transformou ,em casa se enfeitou as vozes se ensaiaram cheias de melodia porque Jesus nascera e mais um ano passara e um novo ciclo começara

Sera a ultima postagem deste ano ,agradeço do fundo do coraçao o carinho da vossa amizade .

Emanuel Moura 27-12-2013
 
 
 
 

18 comentários:

  1. Olá, querido Emanuel!

    Como está?
    Espero que o seu natal tenha sido bom, na sua essência e no que ele, de facto, representa.

    Estamos "mal" de freguesia, não é? Os nossos melhores "clientes", os brasileiros, estão de férias, bom tempo, calor, quanto baste, praia, natal, passagem do ano, virada, como eles dizem, carnaval à porta, enfim, viva a curtição, e o ano, que para eles só irá começar, a sério, em Março.

    Bem, estamos cá nós, com um frio enorme, chuva, enfim, é inverno, e aguardamos que os dias cresçam.

    Alguns de nós férias, como eu, outros de mini férias, a que acrescentam uns dias tirados às férias grandes, e pronto, o pessoal lá se vai divertindo.
    Eu sabe-me tão bem estar em casa e descansar, que desde que acabei as minhas atividades profissionais, nunca mais pus um pé, na rua.

    Que texto tão inspirado, Emanuel! Tanta natureza nas mãos!
    Cada parágrafo é uma delícia, porque desde os animais, às plantas, às noites, aos prados, "tudo mexe, minha gente".

    O penúltimo parágrafo é o mais triste, mas apesar de tudo, lá aparece "num verde cantinho, um azevinho".

    São ainda efeitos e memórias do natal, e daquilo que ele , para nós, católicos, representa.

    GLÓRIA AO PAI NAS ALTURAS, E PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE.

    Bom ano novo, RENASCIDOS.

    Beijos da Luz, com estima.

    ResponderEliminar
  2. Emanuel,

    Quero agradecer-lhe a companhia, em forma de palavras, que me fez durante este ano, que está quase a findar, e espero que continue esse acompanhamento, dedicação e estima. OBRIGADA!

    Beijos da Luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Luz e um enorme prazer poder caminhar mais um ano com você alem de escrever tao sabiamente acho-a muito inteligente e para mim e gratificante poder ler os seus comentários no meu humilde cantinho .Que Deus continue nos iluminando cada passo da nossa vida ,um Bom Ano Novo cheio de paz e esperança para você e para a sua família ,beijinhos Emanuel

      Eliminar
    2. Olá, querido Emanuel!

      Não tem nada que me agradecer. Só comento o que escreve, porque quero.
      Que este ano, seja melhor para todos, e que Deus continue a abençoar-nos.

      Beijos da Luz.

      PS: há novo poema, no Luzes e Luares". Obrigada!

      Eliminar
  3. Olá Emanuel.
    Tem pessoas que tramitem luz,que a presença é algo muito bom,você é uma delas para mim,fico feliz por poder interagir com você,obrigada pela sua companhia em 2013,e se Deus permitir estarei sempre a ler as suas postagem em 2014.
    Eu lhe desejo um ano novo,melhor do que todos,que você seja sempre surpreendido por coisas boas.
    Uma alegre virada de ano.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mirtes agradeço a Deus também por a ter encontrado neste mundo onde as palavras ganham vida ,agradeço cada palavra sua com o devido carinho que tanto merecem ,continuarei ao seu lado com muito gosto e felicidade ,um Feliz Ano Novo para si e para a sua família cheio de paz e amor nos nossos coraçoes ,beijinhos Emanuel

      Eliminar
  4. Oi Emanuel,sempre deixando lindas mnsagens.
    Desejo à você um Feliz 2014,com muita luz,saúde paz ,amor e esperança.
    bjs
    Carmen Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Carmen você e uma pessoa extremamente delicada ,ouso dizer que do seu coraçao so pode sair bondade e alegria para todos nos que a seguimos com muito amor e carinho,ca estarei em 2014 para continuar a ler tao belos momentos que você tao bem escreve ,desejo-lhe uma boa entrada no ano novo que se aproxima e a sua família cheio de muita paz e esperança no coraçao ,beijinhos Emanuel

      Eliminar
  5. Bom Dia Amigo Querido.Com saudades de ler as suas postagens
    cada palavra cada frase.Eu amo sua maneira divina de colocar todo sentimento do seu doce coração .
    Eu disse na minha postagem que não faria promessas para o ano novo contigo tenho um proposito estar mais presente que eu puder aqui.
    Com certeza faz bem a minha alma .
    Amado amigo... Eu não achei mais recibos do mimo que enviei a vc
    falei com o correio não existe perigo de não chegar foi encomenda registrada.
    Quanto se manda com registro e não encontra o local do destino ela volta.
    A sua ainda esta rodando o Brasil acredito que na próxima semana
    já chegara .
    Eu fiquei triste por não ter chegado antes do Natal.
    Um feliz Domingo meu amado amigo.
    Deus abençoe o novo ano que já vai nascer.
    Beijinhos mil abraços mil..mil motivos eu tenho te amar meu amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Evanir que tanto admiro e estimo ,mais um ano que esta prestes a terminar não poderia jamais de me esquecer de você ,não vou enumerar os porquês porque certamente já os disse muitas vezes ,venho acima de tudo deseja-lhe a você e a sua família um Feliz Ano Novo que ele nos traga tudo aquilo que tanto queremos ,amor ,saúde e paz nos nossos coraçoes e esperança para aqueles que nada tem ,muitos beijinhos do seu amigo que tanto estima e admira Emanuel

      Eliminar
  6. Emanuel, este post está pujante, cheio de amor e entrega e gratidão... Uma visão, um sonho, um agradecimento, um desejo... Parabéns pelo fantástico post... mas também a "música" de fundo... escutei tudo com muitíssimo agrado... Obrigado também por isso...

    Um FELIZ 2014 onde os teus posts possam espelhar alegria e amor...

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Daniel e um prazer enorme ler as suas palavras que agradeço muito ,muito obrigado por tudo pelo ano fantástico que teve e que se repita em dobro em 2014 pois merece ,desejo-lhe a si e a sua família um Feliz 2014 cheio de paz , esperança e amor nas nossas vidas , um abraço Emanuel

      Eliminar
  7. Emanuel
    Este texto está muito bem realizado.Ao ler parce que estamos sonhando.
    PARABÉNS.
    Beijinhos e BOM ANO NOVO DE 2014

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha querida amiga Betinha agradeço todas as palavras que guardei com muito carinho e estima no meu coraçao ,mais um ano passado mais um que começa mas certamente continuara com a sua presença sempre admirável aqui como no face .Um Feliz Ano Novo para si como para a sua família ,muitos beijinhos Emanuel

      Eliminar
  8. Meu Deus que surpresa agradável,nem sei nem como chama,musica,oração,encontro com nosso pai amado.
    Obrigada Emanuel pela partilha dessa linda canção.
    Cheguei a ficar emocionada,é muito lindo.
    Que Deus lhe de uma maravilhosa entrada de ano.
    Mais uma vez Feliz ano novo.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga chama-se Oração do poeta Portugues Fernando Pessoa lida por Maria Bethania ,beijinhos

      Eliminar
  9. Boa noite Emanuel, absolutamente maravilhoso o seu texto divinamente inspirado e que li de um fôlego e que me emocionou.
    Penso que uma reflexão do ano que agora está prestes a findar!
    Desejo que em 2014 Deus lhe conceda a graça de nos continuar a brindar com a sua inspiração, com o seu carinho.
    Obrigada também pela sua presença e amizade ao longo de 2013!
    Feliz 2014!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  10. Querida amiga Ailime obrigado por por tudo pelas palavras ,pela sua presença da qual tanto prezo e admiro ,um ano que finda e tanto que fica por dizer ,mas certamente começa um novo ciclo que nos trará certamente outros momentos gratificantes para nos ,desejo-lhe a si e a sua família um Feliz Ano Novo cheio de felicidades ,muitos beijinhos Emanuel

    ResponderEliminar